Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lâmpadas de LEDS, Vantagens ou não?!


Lâmpadas de LED
Foi a partir de 2007 que a idéia de iluminação residencial com Led  virou preferência, apesar do preço um pouco mais caro. Isto porque além de ser ecologicamente colaborativa com o meio ambiente, ela é mais econômica, dura por volta de 100 anos, alem de deixar o ambiente que ilumina simplesmente fascinante, sendo que você também poderá optar pela iluminação colorida a Led.
O consumo dela varia de 1,5 watts, sendo que uma normal gira por volta de 50 watts, o que é um estrago pro meio ambiente. Entre tantas vantagens a iluminação residencial com Led ainda espanta insetos, pelo contrário das comuns que deixam o ambiente desagradável devido a varias características que não possuem.
Há um tempo atrás esse tipo de iluminação era disponível apenas para residência fechada, mas atualmente já foram se desenvolvendo e são encontradas até para lugares mais abertos. Acredito que com essa idéia todos poderemos colaborar com o meio ambiente de uma forma natural, no meu ponto de vista uma idéia genial!

O que há de mais novo na tecnologia de LEDS (Light Emitting Diodes)

LED orgânico azul tem aumento de eficiência de 25%


Pesquisadores do Laboratório Pacific Northwest, nos Estados Unidos, sintetizaram um novo material que aumenta a eficiência energética dos LEDs orgânicos (OLEDs) em 25%. O material emite uma luz azul profunda e pode ser a base para a construção de OLEDs brancos.

LEDs orgânicos

Os LEDs (diodos emissores de luz) são vistos como a solução para a iluminação do futuro. Em vez de filamentos aquecidos no vácuo, como nas lâmpadas incandescentes, ou da ionização de um gás, como nas lâmpadas fluorescentes, os LEDs são lâmpadas de estado sólido. Sua durabilidade é muito superior ao das melhores lâmpadas fluorescentes compactas atuais, além de consumir uma quantidade de energia muito menor.
Os OLEDs são a última palavra neste mundo novo dos LEDs, porque podem ser fabricados de forma mais rápida e mais barata. Os LEDs tradicionais utilizam os mesmos materiais empregados na construção dos chips de computador, os chamados semicondutores.
Já os OLEDs são construídos com materiais à base de carbono, que podem ser produzidos em larga escala em indústrias químicas tradicionais. O princípio é o mesmo da construção das células solares orgânicas.

Luz branca composta

"O elo mais fraco nas pesquisas com os OLEDs era a falta de uma luz azul eficiente e de grande durabilidade para acompanhar o verde e o vermelho," explica o pesquisador Asanga Padmaperuma. Ele e sua equipe resolveram este problema desenvolvendo materiais que lidam melhor com a passagem da corrente elétrica, aumentando a eficiência do OLED azul.
A luz branca dos LEDs, que se prevê logo poderá substituir a luz das lâmpadas convencionais, é composta pelos materiais emissores de luz azul, verde e vermelha, todos montados na forma de um único dispositivo.
As lâmpadas de plasma poderão ser utilizadas para iluminação residencial e comercial e também para algumas aplicações biomédicas. Para se produzir lâmpadas de várias cores, basta alterar o gás no interior das microcavidades e o fósforo utilizado.
"Cada lâmpada tem o diâmetro aproximado de um cabelo humano," explica Sung-Jin Park, outro membro da equipe que desenvolveu as novas lâmpadas. "Nós podemos colocar um conjunto de mais de 250.000 lâmpadas em um único painel."
Eficiência energética
No atual estágio da pesquisa as lâmpadas de plasma têm uma eficiência de 15 lumens por watt. Os pesquisadores afirmam ser possível chegar aos 30 lumens por watt quando o projeto do painel e da geometria das microcavidades estiver totalmente otimizado. Uma lâmpada incandescente tradicional tem uma eficiência entre 10 e 17 lumens por watt.
Embora o painel de lâmpadas de plasma seja seis vezes mais fino do que um painel de LEDs, o consumo de energia ainda não é o ideal. O gasto de energia das lâmpadas de plasma fica muito acima dos LEDs, em um nível intermediário entre as lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas incandescentes.
Como você poderá ver por buscas simples pelo google ou pelo youtube, as aplicações para as lampadas de oLed´s são imensas, desde telas de monitores com +/- 1mm de expessura a lâmpadas de iguais dimensões que se adaptariam a diversas formas de ornamentos residenciais possiveis.
O que me deixa realmente intrigado, posto que aqui mesmo no BLOG já tenha mostrado que grandes impresas não tem interesse em produtos de alta economia e eficiencia, é se essas mesmas empresas cederão lugar no mercado para lampadas com qualidade tão superior as lâmpadas convencionais de hoje em dia e com uma durabilidade tão grande.
Se formos levar em conta a eficiencia energética do país hoje, com todas suas quedas de energia, provocada pelo aumento populacional e pelo aumento do mercado de consumo de bens eletricos, seria muito mais vantajoso, a médio e longo prazo, que o Estado desse apoio financeiro com queda fiscal para o consumo deste produtos hoje, perdendo na arrecadação de receita nas contas de luz da população e tivesse sobrando para futuro negocios, suas reservas energeticas, com países vizinhos que comprariam essas ecedencias de energia, como é o caso da Venezuela hoje, da Argentina e outros paises que não tem recursos naturais, tão abundantes como nosso País.
O jeito é esperar pra ver.
Minha dica é que podendo, não façam economia na hora de escolher os meios de iluminação de sua residencia. Assim estaremos economizando nas contas por virem, reavendo em questão de meses o gasto pelas lampadas e ainda estaremos ajudando o país a sustentar aqueles que não possuem recursos para comprar lâmpadas como estas com o preço do jeito que está.
Só mais um adendo: Uma boa lâmpada tubular de LED custa em média R$180,00. Uma casa em média possue entre 10 a 15 pontos de luz, em média. O gasto é grande, mas levando em consideração que sua conta de luz viria com uma redução de 20 a 30%, em mais ou menos 1 ano você teria já o retorno dos gastos pela iluminação, e ainda teria as lampadas por mais 5 anos no minimo... Faça as contas...
No mais, sem mais... Por enquanto...

2 comentários:

  1. os leds sao uma maravilha, pena que seja uma coisa muinto rara (220w ;110w ;12v; 24v ) de se encontrar aqui em pelotas r s . a maioria dos comerciantes ; ainda nao adotarao essa ideia . o final do mundo é sempre atrassado !!!

    ResponderExcluir
  2. Anonimo, desde que fiz este post, o comércio pelo menos aqui em São Paulo, e olha que este post nem é tão velho, vem se adaptando muito com respeito a lampadas de led. Já se pode encontrar facilmente e por um bom preço iluminárias de leds, com gastos bem reduzidos e de ótima qualidade de iluminação. Com um pouqinho de imaginação pode-se fazer uma iluminação satisfatoria para ambientes de 4mx4m, como salas de tv ou quartos...
    Valeu pelo comentario e divulgue o blog...

    ResponderExcluir

mensagens com link de vendas, manifestação preconceituosa de algum tipo serão eliminadas.