Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Privacidade Ou Segurança, do que será que falam realmente???

Privacidade Quem Tem???


De um tempo pra cá ouvimos muito falar em PRIVACIDADE.
Mas fico me perguntando... As pessoas falam de privacidade, com o advento da tecnologia, por que têm suas privacidades abertas ou querem falar de SEGURANÇA.
Privacidade, parece se tornou um termo da moda.

  
A Apple e a Google, grandes empresas de tecnologia, estão sendo acusadas de não respeitarem a privacidade de geolocalização dos usuários de aparelhos moveis...
Mas para falarmos de privacidade temos que lembrar que privacidade é tudo aquilo que se passa em nossa vida pessoal intima. Nenhuma empresa de tecnologia tem conhecimento do que se passa dentro de sua casa...

“Pelo menos espero que não, seria constrangedor ter sua vida transformada em um Big Brother”...

Mas vale ressaltar que tais empresas, acima mencionadas, usam os dados de localização para:
1º) poder te instruir onde você está.
2º) Tais empresas, para facilitar sua vida, usa esses dados para poder lhe oferecer maior mobilidade, quanto a localização de certos serviços: hospitais, bares, restaurantes, etc...

PRIVACIDADE, creio eu foi um privilégio adquirido por nós por um período bem pequeno. Logo após a saída das pequenas cidades do interior, onde todos conheciam todos e sabiam o que se passava com todos, viemos para as grandes megalópoles, e nesse pequeno período, lá pelos idos de 1975 à 1980, poderíamos pensar em privacidade, pois, nos metíamos em nossas pequenas cavernas elevadas pelos aglomerados de prédios de apartamentos, onde não conhecíamos se quer o vizinho de parede e até o telefone, artigo de luxo dos mais poderosos, era usado fora de casa, orelhões.

Mas então em meados dos anos 80, surge o que hoje conhecemos como internet, então, adeus PRIVACIDADE...??? Não, mas com certeza acho que perdemos aquela SEGURANÇA, que tínhamos quando íamos à boca do caixa nas agencias de bancos e tratávamos de negocio direto com o caixa.


A Internet nos proporcionou várias funcionalidades cômodas ao nosso dia-a-dia corrido. Fazemos praticamente tudo através da rede.
Para concluir, quando vejo muitos falarem em PRIVACIDADE, acho de uma hipocrisia sem limite. O que as pessoas querem é SEGURANÇA, mas a maioria não está disposta a pagar uma grana para obte-la, como antivírus e outros programas que nos proporciona tal sensação de segurança.

E porque escrevo que ao falarem de privacidade acho hipocrisia??? Simples!!! Minha resposta se resume em ORKUT, TWITTER, FACEBOOK e outros tantos serviços que são fenomenos de adesão em TODO o mundo...


Pra que serve estes serviços??? 

Simples!!!

Para afirmar a nossa posição perdida na sociedade, desde que partimos daquela cidadezinha mencionada no meio deste tópico! Queremos ser conhecidos, queremos ter contatos, queremos ter o conhecimento de que sabem quem somos, de que existimos neste mar de gente, de que sabemos algo e podemos oferecer algo... A grande confusão se resume apenas na palavra, PRIVACIDADE ou SEGURANÇA.

“PRIVACIDADE” e COMODISMO são dois luxos a serem escolhidos! Eu sinceramente escolho o comodismo; de poder falar com meus familiares quando quiser, de encurtar a distância física, de poder ter conhecimento através de estudo de diversos assuntos, de poder comprar comparando preços e negociando melhores acordos sem sair de casa, de não correr risco de vida ao fazer uma transação bancária, de poder encontrar amigos a muito desaparecidos e muitos outros recursos que a tecnologia me oferece, sempre fazendo uso de tudo que puder para minha SEGURANÇA, antivírus, programas originais... Muito embora isso seja um assunto a parte, muitas vezes não temos produtos originais porque não querem que os tenhamos.
E se tudo isso vier em troca de saberem onde estou... Dane-se, que seja...
É isso ai galera, conecte-se and joy...
No mais, sem mais...