Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Máquina de ler pensamento

Esta reportagem foi tirada do site: www.dimenstein.com.br
Créditos mantido.

Grupo cria programa que lê pensamento

"Usando ressonância magnética, japoneses conseguiram decodificar a visão de uma pessoa examinando o seu cérebro

Aprimoramento pode levar nova tecnologia a ser capaz de registrar sonhos; método remete a debate sobre ética e privacidade no futuro

As letras para as quais você olha agora podem ser recriadas com um programa de computador usando mapeamento cerebral por ressonância magnética. Em um feito inédito na neurociência, um grupo de cientistas japoneses anunciou pela primeira vez uma tecnologia de "leitura da mente" capaz de recriar imagens a partir de nada mais do que puro pensamento.

O método foi apresentado em estudo sexta-feira na revista "Neuron". Experimentos semelhantes já haviam sido feitos, mas as imagens observadas eram "escolhidas" pelos cientistas e não produzidas diretamente pela máquina de leitura cerebral, como feito agora.

O neurocientista Jack Gallant, autor dos primeiros trabalhos nessa linha, já havia mostrado no início do ano que era possível identificar qual imagem, num grupo de várias, estava sendo observada pelos voluntários dos experimentos. Para fazer isso, criou um programa capaz de comparar a atividade cerebral das pessoas durante a observação de um objeto com a atividade pré-registrada num "treinamento". O programa conseguia então apontar qual imagem era a observada.
Agora, Yukiyasu Kamitani, do Laboratório de Neurociência Computacional ATR, em Kyoto, foi um passo além. Sua equipe usou uma imagem de atividade cerebral obtida em uma máquina de ressonância magnética funcional para recriar imagens em preto-e-branco a partir do zero".

Se isso realmente terá um futuro, ainda é muito cedo para dizer. Caso não tenha, não deixa de ser um experimento válido, mas caso tenha um futuro promissor esta pesquisa e eles realmente consigam viabilizar este feito, penso que esta maquina teria um uso bastante confiável na área investigativa e de interrogatório. Mas até onde a privacidade seria respeitada. Se hoje em dia esta linha já é bastante tênue entre privacidade e lei de segurança, imagine o quanto ela será estreitada com este novo invento...
No mais, sem mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mensagens com link de vendas, manifestação preconceituosa de algum tipo serão eliminadas.